top of page

Compasso +
a Unidade da
Compasso no Belvedere

LOGO_COMPASSO MAIS_PRETA.png

Fundada em 1978 por sua atual diretora Lúcia Vieira a Compasso Academia de Dança se firmou durante seus mais de 40 anos de existência, como um importante nome no cenário cultural de Belo horizonte e como uma escola de dança respeitada nacional e internacionalmente.

Somos um escola que busca nutrir sonhos e criar possibilidades de autoconhecimento e autorealização.

No decorrer dessa história a Compasso teve uma das primeiras companhias de dança contemporânea do Brasil, a Compasso Cia. de Dança, nosso braço no trabalho de formação profissional. Hoje estes bailarinos são pessoas de destaque na dança brasileira e ocupam lugares significativos em companhias no Brasil e no exterior.

Uma unidade no Belvedere é um sonho antigo, e agora ele se tornou realidade, concretizado através da COMPASSO +, um projeto que também já vinha sendo desenhado há um bom tempo.

A proposta é somar para expandir, conservando assim a essência de transformar, cuidar e acolher os nossos alunos através da dança, como o mesmo compromisso e tradição.

Para ser mais, precisamos de mais pessoas. E é um grande prazer anunciar que se juntam à Lúcia Vieira, Cacá e Érica Lorentz, os nossos queridos BĒKA e Silvia Gaspar. Eles entram de alma e coração nessa unidade, como parte do corpo de sócios e direção.

Conheça a direção da Compasso +

lucia nova.png

Lucia Vieira (Lucinha)

Lúcia Vieira é Maitre de ballet formada na Universidade Mineira de Artes, Fundação Clóvis Salgado e Palácio das Artes. Aperfeiçoou seus estudos em Cursos de ballet clássico no American Ballet, David Howard School Of Dance, Luiggi Jazz Dance e no Curso de Extensão da UFMG- Pedagogia do Movimento para o ensino da dança. É fundadora e Diretora da Compasso Academia de Dança, uma das mais tradicionais e respeitadas escolas de dança do Brasil. Há mais 40 anos desenvolve um trabalho de formação profissional de bailarinos. Lúcia é uma das idealizadoras do Projeto Dança Criança em parceria com a creche Irmão Ottho, que já é realizado há 12 anos. Atua como coordenadora geral neste projeto desde sua concepção. Foi uma das fundadoras da Unidança (Associação Mineira de Dança Artística e Acadêmica).

Por várias vezes professora convidada de festival importantes no brasil como Festival de Dança de Joinville.

Hoje atua como Diretora da Compasso Academia da Dança e Grupo de formação Compasso onde segue com seu trabalho de profissionalização de bailarinos.

Carolina Vieira (Cacá)

Iniciou sua formação artística na Compasso Academia de Dança, cursando aulas de ballet clássico, sapateado e jazz. Durante sua formação participou de aulas e cursos ministrado por: Lúcia Vieira, Bettina Bellomo, Tíndaro Silvano, Ofélia Gonzalez, Pablo Moret, Cristiana Menezes, Mônica Gordilho, Katty Gallo, Carlos Moraes, Toshie Kobayashi, Adir Ador, Sonia Mota, Eurico Justino, Sonia Pedrosa, Christiane Cabral. No ano de 1999 especializando-se em dança Irlandesa e trabalhou com os seguintes professores: Claudia Gonçalves, William Valle, Inês Fuurlong, Vanessa Lyra e Susan D. Em 2005 se formou em comunicação social habilitação em publicidade e propaganda pela universidade FUMEC. Em 2015 CBA em gestão de negócios no IBMEC. Durante o ano de 2006 participou como bailarina do grupo profissionalizante do Primeiro Ato Centro de Dança sob direção de Suely Machado. Neste grupo frequentou aulas de dança contemporâneo dos professores Ana Virginia Guimarães e Arão Reis e de bale clássico com Bettina Bellomo. Trabalhou como professora e coordenadora do projeto social Dança Criança desenvolvido pela equipe da Compasso Academia de Dança.

Foi co-fundadora e bailarina da Trama cia. Dança.

Hoje está à frente da equipe de gestão da Compasso Academia de Dança e atua como professora de Ballet Clássico e Dança Irlandesa no grupo de formação Compasso e na Compasso Academia de Dança. Trabalha também como coreógrafa e bailarina independente atuando em diversos projetos.

caca.png
Erica Lorentz.png

Érica Lorentz

É bacharel em Comunicação Social pelo Unicentro Newton Paiva (1991). Pós-graduada em Artes plásticas e Contemporaneidade pela escola Guignard (2004) e em Pedagogia do Movimento para o Ensino da Dança pela Universidade Federal de Belo Horizonte – UFMG (2008). Realizou sua formação em dança pela Fundação Clovis Salgado, Escola de Dança Primeiro Ato e Compasso Academia de Dança. Trabalhando com renomados professores de técnica clássica, sapateado, jazz, contemporâneo dentre outras modalidades. É Professora de ballet para crianças há 30 anos. Participou do curso de processo de criação e experiência em Dança com Tarcisio Ramos Homem em 2008. Em 2012 participou do curso de aperfeiçoamento de didática em dança infatil com a Prof. Dorinha Baeta.

Hoje é coordenadora pedagógica do ensino de dança infantil na Compasso onde desenvolveu uma metodologia de ensino da dança para criança exclusiva para a escola. É também artista plástica atuante no mercado e responsável pela criação de cenários e figurinos dos espetáculos da Compasso nos últimos 15 anos.

Silvia Gaspar (Silvinha)

Silvia Gaspar é natural de São Paulo é bailarina formada pela escola Camilla Ballet com a direção da professora Camilla Pupa, e pela Escola Municipal de Bailados de São Paulo sob a direção de Esmeralda Penha Gazal.

Foi bailarina revelação no IX Festival de Dança de Joinville apresentando o “Grand pas de deux de O Quebra Nozes”.

Finalista no “The First Japan International Ballet and Modern Dance Competition in Nagoya” - Japão.

Estudou na Opernhaus Zürich Schulen/Suíça.

Audicionada e dirigida pelo bailarino Fernando Bujones integrou o elenco da Companhia F. Bujones onde dançou grandes repertórios do ballet clássico como: “Raymonda/M. Petipa” e “Who Cares?/ G. Balanchine” ao lado do renomado bailarino.

Durante sua trajetória dançou como bailarina convidada pelo Brasil interpretando primeiros papéis como “Kitri” do ballet “Don Quixote” ao lado do primeiro solista do Ballet Nacional de Cuba Alexander Pereda e “Giselle” do Ballet Giselle no Cuballet em São Paulo.

Foi bailarina da Salzburger Landestheater na Áustria.

Dançou em grandes Companhias de dança do Brasil:

  • Balé da Cidade de São Paulo

  • Companhia de Dança do Palácio das Artes em Belo Horizonte

  • Grupo Corpo Cia de Dança onde trabalhou por 22 anos se apresentando em importantes festivais de dança pelo mundo, destacando: Théâtre des Champs Elysées/Paris e Mason De La Danse/Lyon – França. Sadler's Wells/Londres - Inglaterra; e “BAM” (Brooklyn Academy Of Music) Nova Iorque - EUA.

Atualmente é professora convidada no Grupo Primeiro Ato e compõe banca em importantes festivais de dança pelo Brasil.

silvia.png
BEKA.png

Everson Botelho (BEKA)

Conhecido no meio artístico como “BEKA”, Everson é natural de São Paulo e formado pela Especial Academia de Ballet/SP. Foi Bailarino de companhias renomadas como a Companhia de Dança do Palácio das Artes, São Paulo Companhia de Dança e Grupo Corpo. Apresentou-se em importantes festivais e concursos de dança, em mais de 35 países, destacando-se o 5º Seminário Internacional de Dança de Brasília/DF; 15º Festival de Dança de Joinville/SC; 1º Concurso Internacional para Estudiantes de Ballet en La Habana/Cuba; 4º Certame Internacional de Danza de Buenos Aires/Argentina; 23º Prix de Lausanne/Suíça; 7º Masako Ohya World Ballet Competition em Osaka/Japão; 2º Rudolf Nureyev International Ballet Competition em Budapeste/Hungria; 17º International Ballet Competition Varna/Bulgária e os Festivais dos teatros Théâtre des Champs Elysées/Paris e Mason De La Danse/Lyon – França, Festspielhaus Baden-Baden/Alemanha; Festival Di Spoleto/Perúgia - Itália; Sadler's Wells/Londres - Inglaterra; The Jacob’s Pillow Dance Festival/Massachusetts e “BAM” (Brooklyn Academy Of Music) Nova Iorque - EUA.

Foi Diretor Artístico da escola Núcleo de Dança de Barueri /SP. Leciona em escolas, ministra cursos e compõe banca pelo Brasil. Junto a Escola do Teatro Bolshoi Brasil vem se aprofundando e aperfeiçoando seus estudos dentro da metodologia da escola russa de ensino ministrados pela Maître Ludmila Sinelnikova. Foi jurado e professor convidado do 38º Festival de Dança de Joinville.

É professor convidado da Companhia de Dança do Palácio das Artes e Grupo Primeiro Ato ambas de Belo Horizonte/MG.

bottom of page